Druida IDE Lite Tópicos de Ajuda Visão Geral

Utilizando o editor de códigos

Selecione uma das categorias abaixo em tópicos de ajuda, para navegar diretamente a algum artigo de seu interesse.

Índice

  1. Conhecendo o editor de códigos
  2. Ocultando/Exibindo trechos de código
  3. Realizando a Auto-Identação do código
  4. Comentando/Descomentando trechos do código
  5. Funcionalidades adicionais

1 – Conhecendo o editor de códigos

O Druida vem equipado com um editor de códigos moderno e intuitivo, possuindo várias ferramentas e facilidades sem perder a simplicidade o que facilita o seu uso, mesmo para usuários iniciantes.

Assim que carregado ou iniciado um novo projeto, por padrão o editor de códigos será aberto, apresentando um formato semelhante a imagem abaixo.

Nas seis primeiras linhas, é apresentado o cabeçalho do código, com informações úteis a respeito do mesmo. Nas demais linhas, estarão presentes as linhas de programação.

2 – Ocultando e exibido trechos de código

Determinadas seções do código, podem ser ocultadas/exibidas pelo usuário, para facilitar a sua visualização. Essa ação pode ser realizada através dos botões ‘+’ e ‘-‘ ao lado direito do número da linha correspondente. Note que uma linha tracejada vertical, demonstra qual seção do código é possível ocultar através do botão.

Pressionando o botão ‘-‘, o código será ocultado no editor conforme imagem abaixo.

Este recurso é útil para permitir a visualização somente dos trechos de interesse durante a edição. No exemplo acima, o conteúdo do void setup() está oculto, o que permite ao usuário realizar a edição do void loop(), de forma mais limpa e clara.

3 – Realizando a Identação do código

Uma prática que deve ser observada desde os primeiros passos no mundo da programação é a identação do código. Esta, se trata de um alinhamento das instruções acrescentadas no código fonte, com o objetivo de permitir uma percepção maior da estrutura lógica por trás do código construído.

Resultado de imagem para code ident
Exemplo de Identação de Código

O Druida, tenta auxiliar o usuário neste processo, de modo a alinhar as estruturas na medida em que são acrescentadas pelo usuário. Mas é possível realizar esse processo de forma automática. Para isso basta selecionar o trecho de código desejado, clicar com o botão esquerdo, e selecionar a opção “Realizar a Identação”.

Perceba no trecho de código acima, que todas as instruções estão alinhadas em um mesmo nível. Todas estão totalmente para a esquerda. Isso dificulta a percepção dos níveis de aninhamento. Isso quer dizer que é difícil compreender o fluxo lógico, bem como diferenciar qual estrutura está no interior de outra. Selecionando este trecho, clicando com o botão direito do mouse, e selecionando a opção “Realizar Identação” obtivemos o resultado abaixo:

Perceba como se torna mais fácil compreender a estrutura do código, quando é seguido de forma correta os níveis de alinhamento. Em outras palavras, agora é mais simples perceber quem está dentro de quem.

4 – Comentando/Descomentando trechos do código

Durante a edição, pode surgir a necessidade de retirar temporariamente um trecho do código de programação, antes de enviar o programa. Para fazer isso, basta selecionar o trecho desejado, clicar com o botão direito do mouse, e selecionar a opção “Comentar/Descomentar”. Ou simplesmente selecionar o trecho, e apertar ctrl+k.

Repetir qualquer um dos procedimentos acima, em linhas que estejam comentadas, reverterá o processo, descomentando as linhas.

5 – Funcionalidades Adicionais

Na barra de ferramentas superior, acessando a guia “Editar”, ou clicando com o botão direito do mouse sobre o editor de códigos, você terá acesso a várias funcionalidades adicionais, presentes na maioria dos editores de texto convencionais. Segue abaixo o ícone de cada uma delas com sua breve descrição:

Ir Para: Abre uma caixa de diálogo onde o usuário pode informar uma linha, e ser levado diretamente a ela.

Localizar: Abre uma caixa de diálogo, onde o usuário pode informa um trecho de texto a ser buscado no arquivo exibido.

Substituir: Abre uma caixa de diálogo, onde o usuário pode informa um trecho de texto a ser buscado no arquivo exibido, e um trecho de código a ser colocado no lugar do texto encontrado.

Desfazer: Desfazer a última ação/alteração realizada no arquivo aberto.

Refazer: Refazer a última ação/alteração desfeita no arquivo aberto.

Recortar: Remove o trecho de código selecionado, e o envia para a Área de Transferência.

Copiar: Mantém o trecho de código selecionado, e faz uma cópia do mesmo na Área de Transferência.

Colar: Insere no local onde esta o cursor no texto, a informação armazenada na Área de Transferência.

Utilizando essas ferramentas, você poderá extrair do editor de códigos, o máximo de potencial, podendo desta forma aproveitar ao máximo as suas ferramentas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s