Utilizando o editor de códigos

Selecione uma das categorias abaixo em tópicos de ajuda, para navegar diretamente a algum artigo de seu interesse.

Índice

  1. Conhecendo o editor de códigos
  2. Ocultando/Exibindo trechos de código
  3. Realizando a Auto-Identação do código
  4. Comentando/Descomentando trechos do código
  5. Funcionalidades adicionais

1 – Conhecendo o editor de códigos

O Druida vem equipado com um editor de códigos moderno e intuitivo, possuindo várias ferramentas e facilidades sem perder a simplicidade o que facilita o seu uso, mesmo para usuários iniciantes.

Assim que carregado ou iniciado um novo projeto, por padrão o editor de códigos será aberto, apresentando um formato semelhante a imagem abaixo.

Nas seis primeiras linhas, é apresentado o cabeçalho do código, com informações úteis a respeito do mesmo. Nas demais linhas, estarão presentes as linhas de programação.

2 – Ocultando e exibido trechos de código

Determinadas seções do código, podem ser ocultadas/exibidas pelo usuário, para facilitar a sua visualização. Essa ação pode ser realizada através dos botões ‘+’ e ‘-‘ ao lado direito do número da linha correspondente. Note que uma linha tracejada vertical, demonstra qual seção do código é possível ocultar através do botão.

Pressionando o botão ‘-‘, o código será ocultado no editor conforme imagem abaixo.

Este recurso é útil para permitir a visualização somente dos trechos de interesse durante a edição. No exemplo acima, o conteúdo do void setup() está oculto, o que permite ao usuário realizar a edição do void loop(), de forma mais limpa e clara.

3 – Realizando a Identação do código

Uma prática que deve ser observada desde os primeiros passos no mundo da programação é a identação do código. Esta, se trata de um alinhamento das instruções acrescentadas no código fonte, com o objetivo de permitir uma percepção maior da estrutura lógica por trás do código construído.

Resultado de imagem para code ident
Exemplo de Identação de Código

O Druida, tenta auxiliar o usuário neste processo, de modo a alinhar as estruturas na medida em que são acrescentadas pelo usuário. Mas é possível realizar esse processo de forma automática. Para isso basta selecionar o trecho de código desejado, clicar com o botão esquerdo, e selecionar a opção “Realizar a Identação”.

Perceba no trecho de código acima, que todas as instruções estão alinhadas em um mesmo nível. Todas estão totalmente para a esquerda. Isso dificulta a percepção dos níveis de aninhamento. Isso quer dizer que é difícil compreender o fluxo lógico, bem como diferenciar qual estrutura está no interior de outra. Selecionando este trecho, clicando com o botão direito do mouse, e selecionando a opção “Realizar Identação” obtivemos o resultado abaixo:

Perceba como se torna mais fácil compreender a estrutura do código, quando é seguido de forma correta os níveis de alinhamento. Em outras palavras, agora é mais simples perceber quem está dentro de quem.

4 – Comentando/Descomentando trechos do código

Durante a edição, pode surgir a necessidade de retirar temporariamente um trecho do código de programação, antes de enviar o programa. Para fazer isso, basta selecionar o trecho desejado, clicar com o botão direito do mouse, e selecionar a opção “Comentar/Descomentar”. Ou simplesmente selecionar o trecho, e apertar ctrl+k.

Repetir qualquer um dos procedimentos acima, em linhas que estejam comentadas, reverterá o processo, descomentando as linhas.

5 – Funcionalidades Adicionais

Na barra de ferramentas superior, acessando a guia “Editar”, ou clicando com o botão direito do mouse sobre o editor de códigos, você terá acesso a várias funcionalidades adicionais, presentes na maioria dos editores de texto convencionais. Segue abaixo o ícone de cada uma delas com sua breve descrição:

Ir Para: Abre uma caixa de diálogo onde o usuário pode informar uma linha, e ser levado diretamente a ela.

Localizar: Abre uma caixa de diálogo, onde o usuário pode informa um trecho de texto a ser buscado no arquivo exibido.

Substituir: Abre uma caixa de diálogo, onde o usuário pode informa um trecho de texto a ser buscado no arquivo exibido, e um trecho de código a ser colocado no lugar do texto encontrado.

Desfazer: Desfazer a última ação/alteração realizada no arquivo aberto.

Refazer: Refazer a última ação/alteração desfeita no arquivo aberto.

Recortar: Remove o trecho de código selecionado, e o envia para a Área de Transferência.

Copiar: Mantém o trecho de código selecionado, e faz uma cópia do mesmo na Área de Transferência.

Colar: Insere no local onde esta o cursor no texto, a informação armazenada na Área de Transferência.

Utilizando essas ferramentas, você poderá extrair do editor de códigos, o máximo de potencial, podendo desta forma aproveitar ao máximo as suas ferramentas.

Anúncios

Publicado por WESLEY JOSE SANTOS

Independent developer, with great knowledge about Arduino programming and plataforms of monitoring and process control, also having experience with PLC's, IHM's and SCADA based systems. Desenvolvedor indepentente, possuindo conhecimentos em programação de Arduino e em plataformas de monitoramento e controle de processos, bem como experiência em programação de PLC's, IHM's e sistemas de supervisório (SCADA).

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: