Tutorial KeyToIno

O software KeyToIno, é extremamente fácil de usar, dessa forma, nesse artigo, vamos ensinar desde como instalá-lo, até a realizar sua comunicação com o Arduino, e fazer a leitura das teclas do teclado do seu computador.

Índice

  1. Instalação do programa
  2. Instalando bibliotecas
  3. Configurando a comunicação
  4. Criando o código fonte
  5. Estabelecendo a comunicação e testando

1 – Instalação do programa

Para acessar a página de download do software, clique aqui. Após realizar o download descompacte o conteúdo do arquivo para a pasta “Arquivos de Programas” do seu sistema operacional, normalmente presente neste diretório: “C:\Program Files (x86)”. Feito isso, você pode iniciar o programa através do executável “KeyToIno.exe”. Se desejar, você pode criar um atalho na área de trabalho clicando com o botão direito do mouse e selecionando Enviar para > Área de Trabalho (Criar Atalho). Dê um clique duplo no executável “ KeyToIno.exe ”.

2 – Instalando bibliotecas

As bibliotecas necessárias para utilizar o software já estão inclusas no mesmo. Para realizar sua instalação, basta clicar no botão “Instalar Bibliotecas” na barra de ferramentas superior.

3 – Configurando a comunicação

Após abir o software conecte o seu Arduino ao PC. Uma notificação aparecerá, conforme imagem abaixo.

Verifique se a porta selecionada na configuração do programa, é a mesma apresentada na notificação. Caso contrário, selecione a porta correta.

4 – Criando o código fonte

Abra a IDE de sua preferência para criar o código fonte e enviar a programação ao Arduino.

Copie e cole o código abaixo, na sua IDE. O objetivo deste código, é ler a tecla “F1” do teclado, e acender o led da placa caso ela seja pressionada.

//*************************************************************************************************/
//   Projeto    : Teste KeyToIno
//   Arquivo    : KeyToIno.ino
//   Descrição  : Acende o led do Arduino, ao pressionar a tecla F1 do PC
//   Data       : 28/04/2019
//*************************************************************************************************/

#include "KeyToIno.h"       //Inclusão da biblioteca necessária para o uso do software

KeyToIno meuTeclado;        //Instância declarada para representar o teclado do computador

void setup()
{
    meuTeclado.begin(9600);         //Inicializa a porta serial do Arduino com a velocidade de 9600
    pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);   //Configura o pino do led da placa, como saída
}

void loop()
{
    meuTeclado.readKeys();                          //Faz a leitura das teclas do teclado
    bool F1_press = meuTeclado.isPressed(KEY_F1);   //Verifica se a tecla F1 está pressionada
    digitalWrite(LED_BUILTIN, F1_press);            //Escreve o sinal que leu a tecla F1, no led da placa
}

O principal comando utilizado, é o método “isPressed(key)”. É esse método que irá testar se a tecla informada como parâmetro (no caso “KEY_F1”) está pressionada ou não. Você pode descobrir qual o nome da tecla que você deseja ler, na própria interface do KeyToIno. Com o software aberto, pressione qualquer tecla do teclado para ver o nome que deve ser informado como parâmetro para lê-la conforme demonstra a imagem abaixo.

5 – Estabelecendo comunicação e testando

Após enviar o código para sua placa, para começar a utilizar o teclado, basta abrir o KeyToIno, e clicar no botão “Conectar”

Feito isso, o Serial Monitor começará a rodar os comandos lidos do teclado, enviados para o Arduino. Dessa forma ao pressionar a tecla “F1”, o led deverá acender, e ao soltar ele deverá apagar.


Como foi demonstrado anteriormente, você pode ler qualquer tecla que desejar, bastando pressioná-la e observar o nome mostrado pelo KeyToIno. Use este ‘nome’ no método “meuTeclado.isPressed(nome)”, para fazer sua leitura.

Publicado por WESLEY JOSE SANTOS

Independent developer, with great knowledge about Arduino programming and plataforms of monitoring and process control, also having experience with PLC's, IHM's and SCADA based systems. Desenvolvedor indepentente, possuindo conhecimentos em programação de Arduino e em plataformas de monitoramento e controle de processos, bem como experiência em programação de PLC's, IHM's e sistemas de supervisório (SCADA).

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