KeyToIno – Visão Rápida

Conheça o novo software gratuito para integração entre o teclado do se PC e o seu Arduino, sem shields. Acesse já nosso website, e faça o download!


Link de Download: https://binary-quantum.com/2019/05/01…

Redes Sociais: Facebook: https://www.facebook.com/BINQUANTUM/ WebSite: https://binary-quantum.com/

Recursos demonstrados no vídeo:

  1. Configuração do sistema
  2. Conexão entre o Arduino e o teclado
  3. Acionamento de leds via teclado em alta velocidade

Lançamento oficial software KeyToIno

Hoje está sendo lançado nosso segundo software totalmente gratuito, o KeyToIno. Esse programa, tem como objetivo permitir que o Arduino, quando conectado a um PC via cabo USB, seja capaz de realizar a leitura das teclas do teclado daquele computador. Para isso, o software faz a leitura das teclas, e envia os seus estados via porta serial ao Arduino. Para acessar a página de download clique aqui.

O programa é extremamente fácil de usar, bem como a biblioteca responsável pela comunicação entre o Arduino e o KeyToIno. Para acessar o tutorial de uso, clique aqui.

Tutorial KeyToIno

O software KeyToIno, é extremamente fácil de usar, dessa forma, nesse artigo, vamos ensinar desde como instalá-lo, até a realizar sua comunicação com o Arduino, e fazer a leitura das teclas do teclado do seu computador.

Índice

  1. Instalação do programa
  2. Instalando bibliotecas
  3. Configurando a comunicação
  4. Criando o código fonte
  5. Estabelecendo a comunicação e testando

1 – Instalação do programa

Para acessar a página de download do software, clique aqui. Após realizar o download descompacte o conteúdo do arquivo para a pasta “Arquivos de Programas” do seu sistema operacional, normalmente presente neste diretório: “C:\Program Files (x86)”. Feito isso, você pode iniciar o programa através do executável “KeyToIno.exe”. Se desejar, você pode criar um atalho na área de trabalho clicando com o botão direito do mouse e selecionando Enviar para > Área de Trabalho (Criar Atalho). Dê um clique duplo no executável “ KeyToIno.exe ”.

2 – Instalando bibliotecas

As bibliotecas necessárias para utilizar o software já estão inclusas no mesmo. Para realizar sua instalação, basta clicar no botão “Instalar Bibliotecas” na barra de ferramentas superior.

3 – Configurando a comunicação

Após abir o software conecte o seu Arduino ao PC. Uma notificação aparecerá, conforme imagem abaixo.

Verifique se a porta selecionada na configuração do programa, é a mesma apresentada na notificação. Caso contrário, selecione a porta correta.

4 – Criando o código fonte

Abra a IDE de sua preferência para criar o código fonte e enviar a programação ao Arduino.

Copie e cole o código abaixo, na sua IDE. O objetivo deste código, é ler a tecla “F1” do teclado, e acender o led da placa caso ela seja pressionada.

//*************************************************************************************************/
//   Projeto    : Teste KeyToIno
//   Arquivo    : KeyToIno.ino
//   Descrição  : Acende o led do Arduino, ao pressionar a tecla F1 do PC
//   Data       : 28/04/2019
//*************************************************************************************************/

#include "KeyToIno.h"       //Inclusão da biblioteca necessária para o uso do software

KeyToIno meuTeclado;        //Instância declarada para representar o teclado do computador

void setup()
{
    meuTeclado.begin(9600);         //Inicializa a porta serial do Arduino com a velocidade de 9600
    pinMode(LED_BUILTIN, OUTPUT);   //Configura o pino do led da placa, como saída
}

void loop()
{
    meuTeclado.readKeys();                          //Faz a leitura das teclas do teclado
    bool F1_press = meuTeclado.isPressed(KEY_F1);   //Verifica se a tecla F1 está pressionada
    digitalWrite(LED_BUILTIN, F1_press);            //Escreve o sinal que leu a tecla F1, no led da placa
}

O principal comando utilizado, é o método “isPressed(key)”. É esse método que irá testar se a tecla informada como parâmetro (no caso “KEY_F1”) está pressionada ou não. Você pode descobrir qual o nome da tecla que você deseja ler, na própria interface do KeyToIno. Com o software aberto, pressione qualquer tecla do teclado para ver o nome que deve ser informado como parâmetro para lê-la conforme demonstra a imagem abaixo.

5 – Estabelecendo comunicação e testando

Após enviar o código para sua placa, para começar a utilizar o teclado, basta abrir o KeyToIno, e clicar no botão “Conectar”

Feito isso, o Serial Monitor começará a rodar os comandos lidos do teclado, enviados para o Arduino. Dessa forma ao pressionar a tecla “F1”, o led deverá acender, e ao soltar ele deverá apagar.


Como foi demonstrado anteriormente, você pode ler qualquer tecla que desejar, bastando pressioná-la e observar o nome mostrado pelo KeyToIno. Use este ‘nome’ no método “meuTeclado.isPressed(nome)”, para fazer sua leitura.

KeyToIno

O software KeyToIno, é um software gratuito, desenvolvido para possibilitar que desenvolvedores da plataforma Arduino, possam compartilhar um teclado conectado em um computador, com uma placa de desenvolvimento baseada em Arduino.

O programa é extremamente simples de usar, basta conectar o Arduino ao pc com o cabo USB, abrir o software, e clicar no botão conectar. No código fonte do Arduino, inclua a biblioteca “KeyToIno.h” após instalá-la pela própria interface do aplicativo, e crie um objeto utilizando a instância KeyToIno. Utilize o método ‘.begin(9600)’ no void setup(), e ‘.isPressed(KEY_F1)’ (exemplo), para verificar se uma tecla está pressionada (retorna true), ou solta (retorna false).

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Druida IDE Lite – Atualização 1.09

Já está on-line a atualização 1.09 para o Druida IDE Lite. Se você já tem uma versão superior a 1.05, basta abrir o software que a atualização será feita automaticamente. Para baixar a versão mais atualizada, clique aqui.

Melhorias realizadas:

  • Recurso mapa do documento adicionado.
  • As cores da sintaxe, agora são atualizadas assim que o explorador de objetos termina de carregar as bibliotecas, destacando instantaneamente as classes importadas.
  • O botão atualizar no explorador de objetos, agora recarrega totalmente os arquivos das bibliotecas importadas. Isso permite que o usuário altere o conteúdo dos arquivos das bibliotecas, e possa testar as alterações em tempo real.
  • Botão ‘Tutoriais’ na guia ‘Ajuda’, que dá acesso direto as vídeo-aulas do nosso canal.

Erros corrigidos:

  • Corrigido erro no explorador de objetos, que passava a ignorar variáveis não adicionando-as ao código, quando o usuário a inicializava com uma expressão contendo parêntesis.
  • Corrigido erro no explorador de objetos, que não conseguia importar corretamente comentários em bibliotecas contendo caracteres especiais para o IntelliSense.
  • Corrigido erro que ocorria ao fechar todas as abas e reabrir a ultima aba aberta. Ao fazer isso, as bibliotecas não eram recarregadas para o IntelliSense.

Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões nos comentários, e aproveitem para seguir nosso blog via e-mail logo abaixo.

Sobre o Druida

O Druida é uma iniciativa cujo o objetivo é facilitar a programação e o desenvolvimento de projetos utilizando placas Arduino.

O principal objetivo deste artigo, é esclarecer algumas coisas sobre o programa, e de forma bem transparente, creditar autores cujos recursos open-source, ou gráficos, contribuíram de forma indescritível para a concretização deste projeto.

1 – O editor de códigos:

O Druida IDE Lite, foi desenvolvido utilizando o Vistual Studio Community 2017, e tal software não tem incluso um controle que permita desenvolver um editor de códigos. Para isso, utilizamos todo o material presente neste link, compartilhado sob licença GNU Lesser General Public License (LGPLv3) pelo desenvolvedor Pavel Torgashov.

2 – Gerenciamento das Abas:

O controle de abas presente no Visual Studio, não possui o botão fechar, nem permite a alteração direta das suas cores. Para permitir tais recursos, utilizei todo o material presente neste link, compartilhado sob licença The Code Project Open License (CPOL) pelo autor Alaa Ben Fatma.

3 – Recursos gráficos

Todos os ícones que não foram desenvolvidos por mim, foram retirados do site https://icons8.com/, que possui uma biblioteca imensa de recursos gratuitos.

Foram basicamente essas as três fontes de recursos auxiliares que permitiram o desenvolvimento do Druida IDE Lite. Agradeço a todos que contribuíram, e aqueles que deram uma oportunidade ao programa. Deixem suas dúvidas, críticas e sugestões nos comentários, e aproveitem para seguir nosso blog via e-mail logo abaixo.

Utilizando o editor de códigos

Selecione uma das categorias abaixo em tópicos de ajuda, para navegar diretamente a algum artigo de seu interesse.

Índice

  1. Conhecendo o editor de códigos
  2. Ocultando/Exibindo trechos de código
  3. Realizando a Auto-Identação do código
  4. Comentando/Descomentando trechos do código
  5. Funcionalidades adicionais

1 – Conhecendo o editor de códigos

O Druida vem equipado com um editor de códigos moderno e intuitivo, possuindo várias ferramentas e facilidades sem perder a simplicidade o que facilita o seu uso, mesmo para usuários iniciantes.

Assim que carregado ou iniciado um novo projeto, por padrão o editor de códigos será aberto, apresentando um formato semelhante a imagem abaixo.

Nas seis primeiras linhas, é apresentado o cabeçalho do código, com informações úteis a respeito do mesmo. Nas demais linhas, estarão presentes as linhas de programação.

2 – Ocultando e exibido trechos de código

Determinadas seções do código, podem ser ocultadas/exibidas pelo usuário, para facilitar a sua visualização. Essa ação pode ser realizada através dos botões ‘+’ e ‘-‘ ao lado direito do número da linha correspondente. Note que uma linha tracejada vertical, demonstra qual seção do código é possível ocultar através do botão.

Pressionando o botão ‘-‘, o código será ocultado no editor conforme imagem abaixo.

Este recurso é útil para permitir a visualização somente dos trechos de interesse durante a edição. No exemplo acima, o conteúdo do void setup() está oculto, o que permite ao usuário realizar a edição do void loop(), de forma mais limpa e clara.

3 – Realizando a Identação do código

Uma prática que deve ser observada desde os primeiros passos no mundo da programação é a identação do código. Esta, se trata de um alinhamento das instruções acrescentadas no código fonte, com o objetivo de permitir uma percepção maior da estrutura lógica por trás do código construído.

Resultado de imagem para code ident
Exemplo de Identação de Código

O Druida, tenta auxiliar o usuário neste processo, de modo a alinhar as estruturas na medida em que são acrescentadas pelo usuário. Mas é possível realizar esse processo de forma automática. Para isso basta selecionar o trecho de código desejado, clicar com o botão esquerdo, e selecionar a opção “Realizar a Identação”.

Perceba no trecho de código acima, que todas as instruções estão alinhadas em um mesmo nível. Todas estão totalmente para a esquerda. Isso dificulta a percepção dos níveis de aninhamento. Isso quer dizer que é difícil compreender o fluxo lógico, bem como diferenciar qual estrutura está no interior de outra. Selecionando este trecho, clicando com o botão direito do mouse, e selecionando a opção “Realizar Identação” obtivemos o resultado abaixo:

Perceba como se torna mais fácil compreender a estrutura do código, quando é seguido de forma correta os níveis de alinhamento. Em outras palavras, agora é mais simples perceber quem está dentro de quem.

4 – Comentando/Descomentando trechos do código

Durante a edição, pode surgir a necessidade de retirar temporariamente um trecho do código de programação, antes de enviar o programa. Para fazer isso, basta selecionar o trecho desejado, clicar com o botão direito do mouse, e selecionar a opção “Comentar/Descomentar”. Ou simplesmente selecionar o trecho, e apertar ctrl+k.

Repetir qualquer um dos procedimentos acima, em linhas que estejam comentadas, reverterá o processo, descomentando as linhas.

5 – Funcionalidades Adicionais

Na barra de ferramentas superior, acessando a guia “Editar”, ou clicando com o botão direito do mouse sobre o editor de códigos, você terá acesso a várias funcionalidades adicionais, presentes na maioria dos editores de texto convencionais. Segue abaixo o ícone de cada uma delas com sua breve descrição:

Ir Para: Abre uma caixa de diálogo onde o usuário pode informar uma linha, e ser levado diretamente a ela.

Localizar: Abre uma caixa de diálogo, onde o usuário pode informa um trecho de texto a ser buscado no arquivo exibido.

Substituir: Abre uma caixa de diálogo, onde o usuário pode informa um trecho de texto a ser buscado no arquivo exibido, e um trecho de código a ser colocado no lugar do texto encontrado.

Desfazer: Desfazer a última ação/alteração realizada no arquivo aberto.

Refazer: Refazer a última ação/alteração desfeita no arquivo aberto.

Recortar: Remove o trecho de código selecionado, e o envia para a Área de Transferência.

Copiar: Mantém o trecho de código selecionado, e faz uma cópia do mesmo na Área de Transferência.

Colar: Insere no local onde esta o cursor no texto, a informação armazenada na Área de Transferência.

Utilizando essas ferramentas, você poderá extrair do editor de códigos, o máximo de potencial, podendo desta forma aproveitar ao máximo as suas ferramentas.

Druida IDE Lite – Personalizando a Interface

Neste vídeo demonstro como personalizar a interface do Druida IDE Lite e deixá-la com sua cara.

Download: http://twixar.me/yghK
Facebook: http://twixar.me/zc0K

Tópicos abordados no vídeo:

  1. Carregando Temas pré-instalados
  2. Editando as configurações do tema
  3. Trabalhando em Tela-Cheia
  4. Ocultando e exibindo itens

Druida IDE Lite – Novidades atualização 1.05

Neste vídeo mostro as principais novidades da atualização 1.05

Download: http://twixar.me/yghK
Facebook: http://twixar.me/zc0K

Tópicos abordados no vídeo:

  1. Importar imagens de circuitos e esquemáticos
  2. Importar e visualizar conteúdo de bibliotecas gigantescas

Atualização para o Druida IDE Lite 1.05 – OnLine

Uma atualização importante foi finalizada hoje, onde grandes melhorias e vários erros foram corrigidos. Para baixar clique aqui. É recomendável sobrescrever a sua instalação atual do Druida, para isso você deve descompactar o arquivo ‘.zip’ na sua pasta atual de instalação do software.

O destaque desta atualização, é o novo sistema automático de verificação de atualizações. Agora o Druida sembre irá buscar nos nossos servidores a versão mais atualizada do programa, e irá baixá-la automaticamente.

Melhorias realizadas:

  • Possibilidade de importar imagens de esquemáticos/circuitos para o projeto.
  • Diversas melhorias na inteligência do gerenciador de objetos.
  • O gerenciador de objetos agora é capaz de escanear de forma mais profunda bibliotecas gigantescas, em segundo plano.
  • O gerenciador de objetos agora é atualizado em tempo real.
  • Sistema de verificação e instalação de atualização automáticos acrescentados ao programa.

Erros corrigidos:

  • Erro que ocorria ao abrir o gerenciador de exemplos.
  • Erro que ocorria ao abrir o Druida IDE Lite através do software de inteligência artificial ANAI.
  • Erro que ocorria ao incluir uma biblioteca na linha 1 do programa.